Encontrei essa material em um jornalzinho de bairro e achei muito interessante para você pensar na sua garagem com mais de uma função além a de guardar o carro. O projeto é do arquiteto Gustavo Calazans.
Segundo a matéria, a idéia, era fazer um ambiente multiuso que além de guardar o carro servisse também como um espaço de serviços, com bancada de jardinagem e de oficina doméstica.
Neste modelo, foi usado itens modulares, concreto celular, piso cimentício, ladrilho hidráulico, telhas metálicas, elementos vazados, blocos de vidro, calhas e grelhas para captação de água pluvial.
Ainda segundo a publicação, neste projeto foi feito uma laje de concreto elevada no formato de "L" ocupando a lateral direita e o fundo da garagem. A laje serve para guardar objetos dos moradores deixando o ambiente livre e de abrigo para duas caixas d´água.
O teto com 9m de largura tem vigas concretadas com armação de ferro sob medida, uma parte não foi concretada e fica aparente, formando uma pérgula do lado esquerdo. No espaço coberto pelas telhas, algumas armações de ferro decorativas te na em uma viga de madeira na estrutura interna.
Para evitar que a garagem fique muito quente no verão foi usado telha metálica termoacústica de cor clara que reflete o calor em vez de absorvê-lo deixando o ambiente mais fresco.
Na área descoberta usou-se piso drenante que absorve a água da chuva permitindo que ela se evapore na garagem ajudando na refrescância. Na parte interna foi feito um piso com ladrilho hidráulico encaixado no revestimento científico. Também foi instado grelhas de captação de água que recebem a água da chuva e a envia para uma cisterna subterrânea. A água é usada para lavar a garagem e regar as plantas.
Uma parte da parede do fundo é de tijolos de vidro aumentando a iluminação natural e outra parte de elementados vazados mantendo o ambiente bem ventilado.
Acima da laje em "L" há uma abertura fechada com treliça feita a partir de uma malha pop soldadas criando uma ventilação cruzada: o ar entra no ambiente e sai pela pérgula ou pela parede de elemento vazado.
Para a iluminação da bancada foi usado luminárias com luz direcionada. No restante do ambiente foi feito iluminação indireta direcionada para o teto para não ofuscar a visão com luz forte e não aquecer muito o ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário